top of page

Manual de Práticas Comerciais 

Introdução

Este Manual de Práticas Comerciais é um guia de transparência das ações, normas legais e posturas éticas da comercialização de espaços publicitários do Folhetim Cultural. É uma iniciativa alinhada ao compromisso de integridade e governança da marca. 

Através desse Manual, anunciantes, agências e equipe encontram normas claras para que possam planejar, comprar e exibir, com segurança, suas peças publicitárias em todas as plataformas e canais do Folhetim Cultural.

Com a adesão do Ecossistema Cultural em seu método comercial, o Folhetim precisa alinhar os processos internos de comercialização e veiculação da publicidade, uma vez que o tempo publicitário disponível para os anunciantes é limitado, efêmero e não renovável, já que não pode ser armazenado em banco de dados internos.

O Folhetim tem como propósito se tornar o maior veículo de imprensa cultural do país, o que é um grande sonho emocionante de se lutar para alcançar, mas que carrega consigo uma responsabilidade quase imensurável. Por isso, a estruturação dos processos e dos espaços comerciais precisam corresponder a essa expectativa, fortalecendo essa caminhada e principalmente, criando uma confiança inestimável com os anunciantes e espectadores. 

Assim, a veiculação de publicidade no Folhetim está sujeita às disposições, condições e práticas publicadas e descritas neste Manual, estando passíveis de alterações a critério do Folhetim visando sempre arcar com essa responsabilidade. Anunciantes, agências e equipe declaram-se desde já cientes dessas normas e se comprometem a cumpri-las integralmente. Além disso, tudo o que está definido neste Manual está plenamente em conformidade com a Lei nº 4.680/65, do Decreto nº 57.690/65, as Normas-Padrão da Atividade Publicitária do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão - www.cenp.com.br), o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária - www.conar.org.br) e as demais leis e regulamentos pertinentes.

Tais diretrizes, junto com as disposições deste Manual, do Atlas de Serviço, Mídia Kit e Planos Comerciais, valem para todas as contratações e veiculação publicitária no Folhetim. 

O Folhetim Cultural poderá recusar ou suspender a exibição de qualquer peça publicitária e mensagem que conflitem com as normas legais e de autorregulamentação publicitária, com a orientação editorial, empresarial e comercial do FOlhetim, com a sua linha de programação ou com o disposto neste Manual. 

Atualizado em 27 de outubro de 2025 (v01.2025)

bottom of page